15 novembro 2014

o pior que somos nós...

inflação, não só do limão, baixo crescimento, alta do dólar e prisões em série de executivos de empreiteiras e de ex-diretores da Petrobras...difícil ficar insensível ao noticiário do dia, 14/11/2014. Porém, o que mais choca é a reação dos que seguem politicamente os responsáveis por esse episódico quadro de horrores, quase todos, tentam incriminar os outros, tentam respingar culpa na oposição ou, simplesmente, se omitem, e silenciam, logo eles, que sempre foram atentos aos apontamentos morais, ao denuncismo e à defesa dos bons modos republicanos.

Triste observar mais uma inversão completa de valores, nenhuma reflexão, nenhuma cautela, nenhuma parada técnica para uma autocrítica em relação ao miserável estado das artes que chegamos, uma colossal corrupção endógena. Tentam, apenas, atenuar, burocrática ou juridicamente, a situação dos verdadeiros culpados, e tudo em nome de questões ideológicas mesquinhas.

Se continuarmos assim, não teremos mais chances de construir um arranjo de país digno e justo, teremos falido como projeto de sociedade ou de justiça. Ou revisamos essa estrutura agora ou ficaremos indefinidamente presos à velhacaria, ao oportunismo, ao salve-se quem puder, a uma armadilha que acentua nossas desigualdades e que aumenta o que há de pior em nossa economia. Ao perdermos a possibilidade do discernimento moral,  vamos para o pior que somos nós...

Nenhum comentário: