02 novembro 2008

livro das citações


"intervenções do Estado no domínio econômico [tudo entre aspas] têm mais chances de funcionar quando feitas por gente que acredita em mercados e vê a intervenção como exceção, não como regra." Gustavo Franco.

"a economia de mercado tem mil anos de serviços prestados ao passo que os experimentos sob os auspícios de Marx, Lênin, Stálin, Fidel e Chávez, são nada menos que trágicos." Paul Samuelson, by Gustavo Franco.

"a heterodoxia econômica aproveita-se da confusão para sair do armário. Pior para o contribuinte." Carlos Eduardo Soares Gonçalves(CESG).
"não há evidência empírica robusta de que maiores gastos do governo tragam alento à atividade econômica no caso de economias em desenvolvimento e com nível de endividamento não trivial"(CESG)
"Em resumo, o choque externo reverteu as condições que permitiam o crescimento rápido da demanda doméstica com efeitos inflacionários mitigados (não eliminados) pela disponibilidade de importações. Insistir em manter a demanda doméstica acelerada só há de trazer mais depreciação cambial e inflação." Alexandre Schwartsman
"na prática, se os consumidores cortassem gastos, o Fed responderia reduzindo os juros, o que ajudaria a evitar a recessão e levaria a um aumento no investimento. Então, a virtude é virtude [o ato de aumentar a poupança por parte dos consumidores], salvo se o Fed não conseguir impedir a queda nos gastos do consumidor." Krugman


Nenhum comentário: